Como Fazer um Currículo Objetivo

O mais importante é ser objetivo e conciso. A pessoa tem que pensar que através deste currículo que será convocada para uma entrevista, diz Flávia Mentone, coordenadora de recursos humanos do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo.

Segundo Flávia, os candidatos devem adaptar o currículo ao tipo de publicidade ou plataforma em que serão registrados os dados. Em um site de emprego, o currículo pode ser mais genérico, já que não é possível saber quais empresas pesquisadas. Por outro lado, ao enviar o documento diretamente para a empresa, é ideal prepará-lo apenas para o cargo em questão.

Como Fazer Um Currículo Objetivo

O seu currículo é a forma daquela empresa que busca uma vaga saber de suas principais competências. Pode-se dizer que é um cartão de visitas para candidatos em busca de uma oportunidade de emprego.

Veja Algumas Dicas de Como Preencher seu Currículo

Dados pessoais
O início do currículo deve apresentar o candidato, com nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial) e principalmente e-mail. Não tem a necessidade de informar o CEP.

Resumo de qualificações
É importante que os candidatos aproveitem esse espaço para colocar informações positivas sobre sua carreira. O objetivo é chamar atenção para que o recrutador leia o currículo até o final. A partir dessa resposta, é possível selecionar o que será colocado no resumo. Nesse item, o profissional deve pensar quais as habilidades, experiências e conhecimentos que ele possui seriam positivos para a posição.

Formação acadêmica
O candidato deve colocar o último grau de escolaridade, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio… Profissionais com MBA, pós-graduação ou curso técnico devem mencioná-los. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.

Objetivo
Neste tópico, os profissionais precisam escrever de forma direta para que a empresa veja qual é a posição de interesse. Os candidatos não devem colocar diversos objetivos juntos.

Experiência profissional (se tiver)
Candidato sem experiência pode citar eventuais trabalhos em empresa júnior ou no centro acadêmico da faculdade, colocando as atribuições e responsabilidades que tinha.

Cursos complementares
Cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados. É importante mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.

Idiomas
O candidato precisar ser honesto e indicar seu real conhecimento do idioma, já que o recrutador poderá testá-lo durante a entrevista. A fluência pode ser categorizada como: básico, intermediário, avançado e fluente.

Informática
O profissional pode informar seus conhecimentos em cada programa e categorizá-los. Quem fez curso na área pode colocá-lo seguindo o padrão usado nos cursos complementares.

Quais são os tipos de Currículos e pra que serve

Currículo Cronológico:

Este tipo de currículo, como seu próprio nome indica, é o que organiza as informações em ordem cronológica, partindo-se dos objetivos mais antigos e atingindo os mais recentes.

Currículo Funcional ou Temático:

Além de não seguir uma progressão cronológica, permite selecionar os pontos positivos, realçar suas próprias habilidades e os resultados obtidos, omitindo outros indesejados: períodos de desemprego, frequentes mudanças de trabalho sem ter tido promoções…

Por todas estas razões, o modelo funcional é conveniente quando se pretende aceder a um sector profissional totalmente diferente, para o que não é relevante a experiência de trabalho prévia, e se você quiser acessar as competências, habilidades e forma de trabalhar.

Curriculum Vitae:

No mercado de trabalho, o Currículo baseia-se em ordem e a clareza que se pode ter, mas há certos passos que tornam-se básicos e idéias, se queremos ter uma correta estruturação de um bom curriculum vitae.

No entanto, antes de começar a escrever seu currículo, procure uma reflexão sobre os seus antecedentes profissionais e de carreira.

Procure identificar seus pontos fortes e aspectos que possam diferenciar dos outros. Quando escreva, faça-o com calma e sem pressa. Leia e deve ler o texto com cuidado até que esteja seguro de que tudo está correto.

Lembre-se:

O currículo deve ter uma extensão máxima de duas páginas com a informação necessária para o cargo.

Coloque a foto apenas se for necessário para a vaga desejada. Neste caso, deve ser de 3×4, ter boa qualidade e dar prioridade a uma postura profissional.

Para o primeiro pesquisador de emprego, vale a pena destacar no currículo de experiências em universidades, estágios, cursos, voluntariado, habilidades e competências.

O que não Deve Conter no seu Currículo

-Cartas de referência

-Certificados de cursos realizados

-Data e assinatura

-Foto (Só deve ser enviada quando empregador lhe pedir)

-Informações negativas (Profissionais que não possuem algum tipo de conhecimento não   devem colocar essa informação. A melhor opção é não informar nada)

-Motivo de saída de empregos anteriores

-Nome de pais, marido ou esposa e filhos

-Número de documentos

-Pretensão salarial

-Pronomes pessoais (Ao invés de colocar “eu desenvolvi um projeto” substitua por   “desenvolvimento de projeto”)

-Referências pessoais (Contatos de pessoas que podem falar sobre o profissional não devem        ser  indicados)

-Título “currículo vitae” ou “currículo”

Como Criar uma Carta de Apresentação

A carta de apresentação é um dos elementos mais importantes na busca de uma oportunidade de trabalho, porque ter uma carta muito alta pode fazer com que o profissional se destaque dos outros concorrentes na mesma posição.

Quando se anuncia uma oferta de trabalho, o número de concorrentes é muito grande e cabe aos recrutadores fazer a seleção, nesse caso, uma carta de apresentação bem escrita, pode fazer a diferença.

Para que você possa escrever uma carta de apresentação bem redigida, já que é a que antecede o curriculum e passa por mãos de profissionais de recursos humanos, te daremos um conselho muito importante.

Ao preparar a sua carta de apresentação, é importante saber o que se vai colocar na carta de apresentação, porque parte do conteúdo não é necessário, a carta de apresentação não deve ter mais de uma página.

A carta deve ser uma carta de apresentação de seu currículo um resumo da trajetória profissional do individuo que contém os pontos fortes de seu perfil profissional, os pontos fracos podem ser ignorados. jamais coloque na carta de apresentação as características pessoais, esta parte deve ser deixada para o momento da entrevista face a face.

Veja alguns exemplos de cartas de apresentação:

A primeira linha da carta de apresentação é muito importante, você precisa logo atrair a atenção do leitor para que você possa interessar-se pelo resto do conteúdo.

Exemplo de carta de apresentação:

Modelo 1

Prezados senhores, em busca de uma nova oferta de trabalho na região (encha a sua área de interesse, por favor enviar o meu CV como um anexo.

Entre minhas características básicas: adaptabilidade, alegria, dinamismo, dinamismo, dinamismo, dinamismo, responsabilidade, perfeccionismo, auto exigência, entrega ao trabalho e ao seu relacionamento em geral.

Sempre tenho em conta que estou disponível para viagens, de acordo com as necessidades da organização. Não hesite em contactar-me para mais informações.

Saudações, (por favor escreva o seu nome e sobrenome e assinar)

Modelo 2

Prezado senhor, (se for o caso, nome) Eu estou pedindo a vaga de (inserir o cargo), em seu modelo, de acordo com um anúncio publicado no dia (inserir, se for o caso), anexando meu cv.

Uma das minhas características profissionais destaca-se o perfeccionismo, dedicação, facilidade de interação com o grupo, responsabilidade. Busco minha efetivação no mercado, para desenvolver de um trabalho objetivo e gerar bons resultados, propiciando o crescimento da empresa.

Por favor contá teme para mais informações.

Saudações, Seu nome

Modelo 3

Prezados senhores, estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acho que sua companhia poderia estar interessada em minhas qualificações.

Sou licenciada em Comunicação Social, com estudos de pós-graduação em Administração…

Modelo 4

O Sr. Fulano de Tal

Diretor:

Nome da empresa:

Endereço:

Cidade – Estado

Caro Sr. Fulano de Tal, Sou o responsável de assuntos corporativos e comunicação corporativa e tenho treinamento em escritórios de advogados e escritórios de advocacia intraempresarias, onde adquiri sólida experiência em direito comercial.

Experiência no trato com a imprensa, clientes, organizações de defesa do consumidor…

Organização da carta de apresentação

A carta de apresentação deve estar bem organizada, começando com o recrutador, indicando o nome ou o título da pessoa, nos casos em que se trate de um site Web, você deve colocar “caro recrutador” ou “empregador”.

Carta de Apresentação Veja como FazerColoque suas características profissionais e pessoais para atrair a atenção do recrutador, a carta deve ser breve e escrita, formal e objetiva, em papel branco A4. Ao final da carta de apresentação, lembre-se que é uma carta.

Digite seu endereço, número de telefone e endereço de e-mail. Uma carta bem organizada, que demonstre senso, organização e preocupações do candidato.

Erros na carta de apresentação

Há alguns erros muito comuns nas cartas de apresentação que devem ser evitados, por exemplo:

Nunca mencione atributos pessoais, já que é uma carta profissional, um documento, tem que falar de suas qualidades profissionais;

A carta deve conter um resumo de seu currículo profissional, ou seja, deve ser breve e só indicar o que é mais importante. A carta de solicitação deverá conter até uma folha de papel, que nunca é generalizada, já que os recrutadores não têm que ler as cartas extensas;

Evite inserir informações incompletas, como cursos de inglês básico incompletos, cursos acadêmicos incompletos, etc., já que estes podem lhe dar uma experiência negativa e podem dificultar o contato inicial com o empregador.

Dicas para a carta de apresentação

A primeira frase da carta de apresentação é a mais importante, certifique-se de que o seletor leia a primeira linha e continue a ler o resto da carta, coloque as características profissionais e pessoais que atraem a atenção do recrutador, mas preste atenção às características da vaga em questão;

Mostrar interesse na empresa contratante. Encontre e leia a carta de apresentação antes de escrever seu pedido e envia-nos o teu curriculo.

Por meio de uma carta de apresentação bem escrita, você pode distinguir-se da concorrência e ser um dos candidatos escolhidos para uma entrevista.

Modelos e Dicas de como fazer um Currículo

Modelos de Currículo: Dicas de Como Fazer

Você está à procura de um trabalho, você deve começar a se preocupar, como é conhecido no plano de estudo. Claro que o primeiro passo é ter as qualificações necessárias para o cargo desejado, mas se o currículo estiver com o formato incorreto, é muito provável que o examinador lhe ignore.

Um bom currículo tem de atrair a atenção, para que pesquisador sente que o requerente tem a capacidade suficiente para a posição. É seu cartão de visita, mas um pouco mais completo, já que demonstra que as qualificações, a formação, a experiência, e qualquer outra informação útil.

Não acho que seja a função deste documento. Os pesquisadores também irão fazer uso de seu currículo no momento da entrevista, que vem depois, as perguntas e verificar as informações fornecidas.

Dicas para um bom currículo

Sua atenção deve começar no momento da escrita: um texto cheio de erros de gramática e a consistência se pode colocar em dúvida o seu potencial.

Por favor, corrija tudo quantas vezes for necessário, com o fim de evitar erros de digitação. Lembre-se que o currículo deve ter uma foto de você.

Outra sugestão é escrever muito. Sabemos que sua vida poderia ser um livro tão emocionante, mas o recrutador não liga para isso. Faça de uma ou duas páginas no máximo. Se você tem informações valiosas, as ajuste no seu currículo.

Dicas para se inspirar

Se você é um novato em busca de um primeiro emprego, e alguém que acaba de lançar o primeiro serviço é a busca de novas oportunidades, ou um profissional com vasta experiência no mercado, sem dúvida você terá que fazer um currículo com a sua cara.

Primeiro emprego

O candidato é capaz de cumprir com seus objetivos de carreira, não se esqueça de colocar algo vital, se esta é a primeira vez que entra no mercado de trabalho em cargos como assistente de um profissional  já são de um bom tamanho.

Capriche nas áreas de educação, idiomas e habilidades, será determinante para a escolha do criador. Inclui tudo o que possa lembrar de todos os dados atual extra-curriculares que também são dignos de menção importantes.

Nunca minta, no caso da linguagem, por exemplo, terá de colocar exatamente o seu nível de experiencia, você não pode inventar que é mais avançado quando o nível é intermediário.

Modelo de currículo para o seu 1° Trabalho

Os alunos que são um pouco novo no mercado de trabalho, mas sem uma certa experiência essa dica de currículo será ideal para ser bem detalhado e oferecem uma excelente oportunidade para descrever suas experiências e habilidades, sem sacrificar a clareza e organização.

Modelos e Dicas de como fazer um Currículo

Além disso, não se esqueça de que você deve tomar vantagem de falar sobre o que aprendeu em cada treino, por exemplo, quais são os pontos de habilidade que podem ajudar no escritório, que a questão da técnica, tem tudo a ver com a empresa.

Ao contrário de outros modelos, que também utiliza um método narrativo para descrever as qualificações profissionais e a experiência, o que abre espaço para obter mais detalhes.

Além disso, ser conciso, com o fim de dar-lhes a informação, o recrutador pode não ter a paciência para fazê-lo. O ideal é só digitar as partes principais e deixar os detalhes para o seu uso durante a entrevista.

O modelo de currículo para os estudantes

Você já fez um estágio no trabalho e que quer deixar para uma posição melhor agora? Essa ênfase do programa de estágios, e outras atividades que o requerente é feita no início da carreira.

É ideal para que o recrutador identificar o seu perfil profissional e descobrir quem são listo novos desafios no campo. Também, vale complementar algumas coisa que pode ajudar, tais como conferências, cursos e estágios.

O modelo do currículo para Iniciantes

Qualquer pessoa que esteja buscando uma posição como analista já é um profissional,  já tem um pouco de experiência.

No entanto, para este tipo de apoio são necessários para os diferentes habilidades e de formação, e não todos eles sabem o que são, apesar do fato de que eles têm.

Este programa indica claramente quais são as principais características da figura profissional, além de ser extremamente leve, o que é importante.

As duas áreas mais importantes e nas quais é necessário prestar atenção são o resumo das qualificações (onde se escreve um resumo de sua experiência no mercado), o conhecimento acadêmico (onde você pode entrar para a sua formação, e outros cursos de formação) e diploma de técnico (um lugar para escrever o seu conhecimento sobre a situação).